top of page

Atores no Jornalismo? The Daily ousou

  • Márcia Detoni
  • 21 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Quase 20 anos atrás, em 2003, o programa do Gugu (SBT) exibiu uma entrevista gravada com dois supostos integrantes do PCC. Na reportagem, os bandidos ameaçavam matar jornalistas e autoridades. Três dias depois, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar a denúncia de fraude. Gugu foi ao programa da Hebe; disse que confiava no repórter. Mas a polícia rapidamente desvendou a farsa e encontrou os tais “atores”. O SBT pagou multa. E o caso é lembrado, eventualmente, em cursos de Jornalismo. O repórter da emissora de Silvio Santos violou o maior mandamento da profissão: não mentirás.


Usar atores no jornalismo mesmo que para recriar o verídico não é procedimento bem-vindo. É recurso raro, por vezes usado em programas especiais que falam do passado. Mas o Daily, famoso podcast jornalístico do New York Times, está aí para ousar. Nem poderia ser diferente já que boa parte da equipe veio da rádio pública americana (NPR), local de boa informação, mas também de experimentação.


A produção queria colocar no ar um programa sobre as motivações políticas dos invasores do Capitólio na sessão de janeiro de 2021 que ratificou a vitória de Biden. Havia na turba extremistas de direita, mas um número bem maior de advogados, médicos, funcionários públicos, motoristas, “gente do bem” que nunca pisou numa passeata. O problema é que esse pessoal não fala abertamente com a imprensa. O FBI entrevistou alguns, mas os áudios não foram liberados, só as transcrições; material de grande interesse jornalístico.


Foi quando o produtor Austin Mitchell, que já havia trabalhado como ator, veio com a ideia da entrevista encenada. Buscaram a voz certa, o tom certo, e funcionou. Havia dúvidas sobre o uso desse tipo de recurso, mas, ao ouvir o resultado, a equipe percebeu que tinha em mãos um belo programa. “Foi, de muitos modos, uma experiência. Mas os atores eram tão bons. Queríamos fazer algo que quebrasse a forma”, explicou Michell na newsletter do programa.


Mesmo quem fala pouco inglês poderá perceber a narrativa envolvente e a sonorização sofisticada de “Mentalidade de Rebanho”, apresentado por Michel Barbaro. O ouvinte é informado no início do programa sobre a encenação do interrogatório do FBI. Vai fazer escola.


1 comentario


Invitado
22 mar 2022

Interessante!!!

Me gusta
bottom of page