Podcasts LGBT+ viram referência em áudio
- Márcia Detoni
- 20 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Desde o boom do podcast em 2019, centenas de produções LGBTQIA+ foram lançadas em todo o Brasil em um súbito entusiasmo pela ferramenta. Mas maioria foi ficando pelo caminho. Faltou motivação, profissionalismo e, principalmente, financiamento. As listas dos dez melhores no segmento organizadas pelos sites especializados raramente incluem podcasts ainda na ativa. Mas três deles continuam no ar agradando a um público crescente. E, mais que isso, servindo de referência para os que querem entrar no ramo: “Relaxa Mãe”, “Fora do Meio” e “Tempero Drag”.

“Relaxa Mãe” é produzido e apresentado por Tatiana Ferraz, jornalista com larga carreira em rádio e TV e professora da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo. O público-alvo são as mães de jovens gays, lésbicas e bissexuais, mas o programa tem pauta ampla que inclui histórias comoventes de garotos e garotas às voltas com os dilemas da sexualidade. No formato entrevista, o "Relaxa Mãe" é apresentado de forma madura e reflexiva por Tatiana, sempre muito confortável frente ao microfone. O podcast foi lançado de forma independente em 2019 e já conquistou 4 mil seguidores só no boca a boca. Para um gostinho do que rola no programa, sugiro o episódio “Ele não é gay. Ele é uma pessoa. E ele poderia ser seu filho”
O “Fora do Meio Podcast” é apresentado pelo produtor audiovisual e estudante de jornalismo Fernando Arazão, um catarinense radicado em São Paulo. Com passagem pelo "Tempero Drag", Arazão conseguiu em três anos transformar seu podcast no formato mesa de bar em uma das maiores referências no meio LGBTQI+ com uma fórmula simples, mas muitas vezes ignorada por novatos: relevância dos assuntos, seriedade nas discussões, pluralidade de vozes e respeito com os ouvintes e participantes. O programa é inteligente, divertido, humano, informativo e reflexivo. Mesmo héteros conseguem se identificar com os temas abordados. Neste mês dos namorados e do casamenteiro Santo Antônio, indico o episódio “Como partir um Coração”. Não está fácil para ninguém!
Campeão de audiência em áudio e vídeo, o "Tempero Drag" está entre as melhores produções do país. O podcast é a versão em áudio do programa apresentado no Youtube por Rita von Hurty, a carismática personagem criada pelo historiador e ator Guilherme Terreri Lima Pereira. Não é podcast nativo, mas o sucesso do programa também em áudio evidencia o interesse do público por seriedade e contexto na abordagem dos temas LGBTQIA +. Bom exemplo é o episódio sobre quem pode ter família: "Parentesco Hétero". Ainda há muito espaço para quem quiser produzir relevância nessa área. Tatiana, Arazão e Rita von Hurty mostram que o conteúdo é rei e, quando bem apresentado, dispensa arroubos sonoros.
Comentarios